Desafio da Catapulta - Metodologia STEAM


 Nome da Atividade: Desafio da Catapulta

Objetivo:

Promover a criatividade, trabalho em equipe e habilidades de engenharia improvisada, enquanto as equipes constroem e competem com catapultas caseiras para lançar bolas de tênis o mais longe possível.

Materiais Necessários:

  • 1 cabo de 3 milímetros de 2 metros de comprimento para a haste de arremesso.
  • 1 polia plástica.
  • 8 bastões de um metro cada.
  • 1 bastão de 40 centímetros.
  • 1 coador de chá para servir de base para a bola a ser lançada.
  • 5 bolas de tênis por equipe.
  • 16 barbantes de 50 centímetros de comprimento.

Duração: 1 hora e 15 minutos

Procedimento:

  1. Introdução (15 minutos): O coordenador da atividade inicia explicando o objetivo do desafio e as regras básicas. Divide os participantes em equipes, distribuindo igualmente os materiais para cada equipe.

  2. Construção da Catapulta (40 minutos): Cada equipe deve seguir o modelo apresentado pelo coordenador e usar os materiais fornecidos para construir sua própria catapulta. Eles podem usar sua criatividade para otimizar o design e a funcionalidade da catapulta.

  3. Testes e Ajustes (15 minutos): Após a construção, as equipes têm 15 minutos para testar suas catapultas e fazer ajustes conforme necessário. Podem experimentar com diferentes ângulos, forças e técnicas de lançamento.

  4. Competição (15 minutos): As equipes posicionam suas catapultas em uma área designada para o arremesso. Cada equipe tem direito a cinco lançamentos, e a equipe vencedora será aquela que lançar sua bola de tênis mais longe.

  5. Encerramento (10 minutos): O coordenador reúne as equipes e anuncia o vencedor. Pode haver uma discussão rápida sobre as estratégias bem-sucedidas e os desafios enfrentados durante a atividade.

Critérios de Avaliação:

  • Distância alcançada pelos lançamentos.
  • Criatividade no design da catapulta.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Capacidade de adaptação e ajuste durante os testes.
  • Notas Importantes:
  • As equipes devem manter a segurança em mente durante toda a atividade, garantindo que ninguém fique na trajetória das bolas de tênis.
  • O coordenador deve estar disponível para responder a perguntas e fornecer assistência conforme necessário durante a construção.
  • Esta atividade promove o pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, além de fortalecer as habilidades de trabalho em equipe dos participantes.

Onde este projeto se enquadra na metodologia STEAM ?

Este projeto se enquadra perfeitamente na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), pois envolve vários aspectos dessas disciplinas de maneira integrada. Vamos analisar como ele se relaciona com cada um dos elementos STEAM:
  1. Ciência (Science): Os participantes da atividade podem explorar conceitos científicos relacionados à física, como força, lançamento de projéteis, gravidade e energia potencial, enquanto projetam suas catapultas e realizam os lançamentos. Eles podem aprender sobre os princípios científicos por trás do movimento das bolas de tênis e como os diferentes ajustes afetam o desempenho.

  2. Tecnologia (Technology): Embora a atividade envolva principalmente a construção manual das catapultas, ela também pode ser adaptada para incluir elementos tecnológicos, como sensores para medir a velocidade ou a distância dos lançamentos. Além disso, a tecnologia pode ser usada para pesquisar e projetar modelos de catapultas mais eficientes.

  3. Engenharia (Engineering): A atividade é essencialmente um desafio de engenharia, onde as equipes devem projetar e construir suas catapultas com base em materiais limitados. Isso envolve a aplicação de princípios de engenharia, como o uso eficiente de recursos, o design estrutural e a solução de problemas.

  4. Artes (Arts): Embora a ênfase principal esteja nas disciplinas STE, a criatividade desempenha um papel importante na atividade. As equipes têm a oportunidade de personalizar o design de suas catapultas, tornando-as únicas e esteticamente atraentes. Além disso, a atividade pode incluir uma discussão sobre a estética do design das catapultas.

  5. Matemática (Mathematics): Durante a atividade, os participantes podem aplicar conceitos matemáticos, como medições precisas, cálculos de ângulos, estimativas de distância e análise estatística dos resultados dos lançamentos.

Em resumo, o projeto da catapulta incorpora os princípios STEAM ao permitir que os participantes apliquem conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma prática e integrada. Isso estimula a resolução de problemas multidisciplinares e promove a compreensão de como essas disciplinas estão interconectadas no mundo real.