Nome da Atividade: Desafio da Catapulta
Objetivo:
Promover a criatividade, trabalho em equipe e habilidades de engenharia improvisada, enquanto as equipes constroem e competem com catapultas caseiras para lançar bolas de tênis o mais longe possível.
Materiais Necessários:
- 1 cabo de 3 milímetros de 2 metros de comprimento para a haste de arremesso.
- 1 polia plástica.
- 8 bastões de um metro cada.
- 1 bastão de 40 centímetros.
- 1 coador de chá para servir de base para a bola a ser lançada.
- 5 bolas de tênis por equipe.
- 16 barbantes de 50 centímetros de comprimento.
Duração: 1 hora e 15 minutos
Procedimento:
Introdução (15 minutos): O coordenador da atividade inicia explicando o objetivo do desafio e as regras básicas. Divide os participantes em equipes, distribuindo igualmente os materiais para cada equipe.
Construção da Catapulta (40 minutos): Cada equipe deve seguir o modelo apresentado pelo coordenador e usar os materiais fornecidos para construir sua própria catapulta. Eles podem usar sua criatividade para otimizar o design e a funcionalidade da catapulta.
Testes e Ajustes (15 minutos): Após a construção, as equipes têm 15 minutos para testar suas catapultas e fazer ajustes conforme necessário. Podem experimentar com diferentes ângulos, forças e técnicas de lançamento.
Competição (15 minutos): As equipes posicionam suas catapultas em uma área designada para o arremesso. Cada equipe tem direito a cinco lançamentos, e a equipe vencedora será aquela que lançar sua bola de tênis mais longe.
Encerramento (10 minutos): O coordenador reúne as equipes e anuncia o vencedor. Pode haver uma discussão rápida sobre as estratégias bem-sucedidas e os desafios enfrentados durante a atividade.
Critérios de Avaliação:
- Distância alcançada pelos lançamentos.
- Criatividade no design da catapulta.
- Trabalho em equipe e colaboração.
- Capacidade de adaptação e ajuste durante os testes.
- Notas Importantes:
- As equipes devem manter a segurança em mente durante toda a atividade, garantindo que ninguém fique na trajetória das bolas de tênis.
- O coordenador deve estar disponível para responder a perguntas e fornecer assistência conforme necessário durante a construção.
- Esta atividade promove o pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, além de fortalecer as habilidades de trabalho em equipe dos participantes.
Ciência (Science): Os participantes da atividade podem explorar conceitos científicos relacionados à física, como força, lançamento de projéteis, gravidade e energia potencial, enquanto projetam suas catapultas e realizam os lançamentos. Eles podem aprender sobre os princípios científicos por trás do movimento das bolas de tênis e como os diferentes ajustes afetam o desempenho.
Tecnologia (Technology): Embora a atividade envolva principalmente a construção manual das catapultas, ela também pode ser adaptada para incluir elementos tecnológicos, como sensores para medir a velocidade ou a distância dos lançamentos. Além disso, a tecnologia pode ser usada para pesquisar e projetar modelos de catapultas mais eficientes.
Engenharia (Engineering): A atividade é essencialmente um desafio de engenharia, onde as equipes devem projetar e construir suas catapultas com base em materiais limitados. Isso envolve a aplicação de princípios de engenharia, como o uso eficiente de recursos, o design estrutural e a solução de problemas.
Artes (Arts): Embora a ênfase principal esteja nas disciplinas STE, a criatividade desempenha um papel importante na atividade. As equipes têm a oportunidade de personalizar o design de suas catapultas, tornando-as únicas e esteticamente atraentes. Além disso, a atividade pode incluir uma discussão sobre a estética do design das catapultas.
Matemática (Mathematics): Durante a atividade, os participantes podem aplicar conceitos matemáticos, como medições precisas, cálculos de ângulos, estimativas de distância e análise estatística dos resultados dos lançamentos.
Em resumo, o projeto da catapulta incorpora os princípios STEAM ao permitir que os participantes apliquem conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma prática e integrada. Isso estimula a resolução de problemas multidisciplinares e promove a compreensão de como essas disciplinas estão interconectadas no mundo real.
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