O Programa
Em relação a programa de um Acampamento Educativo, podemos estabelecer uma divisão:
· programa específico e
· programa geral.
O programa específico diz respeito à relação de atividades que irão ocorrer no dia a dia do acampamento. Deve ser preparado, pela equipe de trabalho (diretor profissional e monitores) , antes da realização da temporada .
· programa específico e
· programa geral.
O programa específico diz respeito à relação de atividades que irão ocorrer no dia a dia do acampamento. Deve ser preparado, pela equipe de trabalho (diretor profissional e monitores) , antes da realização da temporada .
O programa geral é o que engloba todas as ações seqüenciais na preparação do acampamento, antes durante e depois , incluindo os aspectos administrativos e de programa específico.
A maior parte das atividades que compõem o programa especifico tem uma finalidade educativa. Fazemos a seguinte divisão de alternativas :
A maior parte das atividades que compõem o programa especifico tem uma finalidade educativa. Fazemos a seguinte divisão de alternativas :
· Didáticas
São as que se destinam ao conhecimento de espécies de animais e vegetais, e atividades destinadas ao aprendizado de transformação da natureza, na utilização dos elementos naturais para confecção rústica de cabides , mesas , fogões, fogueiras e outros.
As relativas ao conhecimento cultural desenvolvido por diferentes atividades, tais como a olimpíada musical, ou provas que incluem conhecimentos históricos, matemáticos, geográficos e outros.
Aprendizado de habilidades relativas à higiene pessoal e à manutenção da limpeza e ordem da barraca e do próprio acampamento.
· Conceituais
Essas atividades ajudam a criar conceitos sobre grandes temas. Exemplo : Grupos de discussão; “O Julgamento”, atividade em que um “advogado de defesa” e outro de “Acusação” defendem ou atacam assuntos tais como clonagem, homossexualidade, família e outros, com pronunciamento final de um “júri popular”. Podem incluir-se aqui pequenas palestras de pôr-do-sol.
Essas atividades ajudam a criar conceitos sobre grandes temas. Exemplo : Grupos de discussão; “O Julgamento”, atividade em que um “advogado de defesa” e outro de “Acusação” defendem ou atacam assuntos tais como clonagem, homossexualidade, família e outros, com pronunciamento final de um “júri popular”. Podem incluir-se aqui pequenas palestras de pôr-do-sol.
· Artísticas ou artesanais
Como exemplo , podemos citar as jornadas de arte, durante as quais se aprendem técnicas de pintura, escultura em barro, assim como a confecção de diferentes técnicas de artesanato.
· Formativas
Citamos aqui as atividades que tendem a fortalecer aspectos de personalidade. Há uma ampla gama de possibilidades nesse sentido, desde a participação ativa nas assembléias até o aprendizado de habilidades diversas sobre acampamentos, mencionadas no item “didáticas” , acima , que fortalecem a confiança em si mesmo. De fato, tudo o que se deriva do emprego da dinâmica de grupo, ajuda na formação do caráter e da personalidade.
Citamos aqui as atividades que tendem a fortalecer aspectos de personalidade. Há uma ampla gama de possibilidades nesse sentido, desde a participação ativa nas assembléias até o aprendizado de habilidades diversas sobre acampamentos, mencionadas no item “didáticas” , acima , que fortalecem a confiança em si mesmo. De fato, tudo o que se deriva do emprego da dinâmica de grupo, ajuda na formação do caráter e da personalidade.
· Esportivas
São atividades típicas de alguns acampamentos, que incluem o aprendizado básico de esportes (natação, remo, basquete , e outros). Essas atividades podem também ser incluídas nas atividades didáticas.
São atividades típicas de alguns acampamentos, que incluem o aprendizado básico de esportes (natação, remo, basquete , e outros). Essas atividades podem também ser incluídas nas atividades didáticas.
· Recreativas
São atividades destinadas a entrosar o grupo, produzir um ambiente alegre e descontraído. Jogos de salão, jogos ao ar livre, jogos de fogueira compõem este núcleo.
Siga nos nas Redes